segunda-feira, 28 de julho de 2008

História do Ténis



Ténis (português europeu) ou ténis (português brasileiro) é um desporto de origem britânica, disputado em courts/quadras geralmente abertos e de superfícies sintéticas (Austrália Opere), cimento (US Opere), saibro (Rolando Jarros), ou relva (Nimbado). Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objectivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.
Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc).
O ténis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogosPE e sets/partidasPE. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-6-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No ténis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogoPB/encontroPE aquele que atingir um número de sets predefinido - geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.
Há duas adaptações do ténis jogadas sobre mesa e em recintos fechados: o pingue-pongue e o ténis de mesa - mais elaborado tecnicamente do que o primeiro.

Sem comentários: