O surfe (do inglês surf, e em Portugal também surf) é um prática desportiva frequentemente/frequentemente considerada parte do grupo de actividades denominadas desportos radicais, dado o seu aspe(c)to criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.
Os primeiros relatos do surf(e) dizem que este foi introduzido no Havai pelo rei polinésio Tahíto. Porém, o primeiro fa(c)to concreto que revelou a existência do desporto/esporte foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havai e viu os primeiros surfistas em a(c)ção. Utilizavam-se inicialmente pranchas de madeira confe(c)cionadas para deslizar nas ondas do mar. Os principais praticantes do surf(e) eram os canibais da ilha Chuka-chuka.
Na época, o navegador gostou do desporto/esporte por se tratar de uma forma de relaxamento, mas as igrejas protestantes desestimularam por mais de cem anos a prática de surf(e).
O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surf(e) moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do desporto/esporte no mundo. Com isso o arquipélago e os desportos passaram a serem reconhecidos internacionalmente.
Na década de 1950 o desporto/esporte popularizou-se na costa oeste dos E.U.A., tornando-se uma moda/mania entre os jovens, principalmente nas praias do estado da Califórnia. Durante as décadas de 70 e 80 o desporto/esporte espalhou-se por todo o mundo, dando início ao profissionalismo e campeonatos tendo dinheiro como prémio/prémio.
A Austrália é o país com o maior número de campeões mundiais. A organização do campeonato mundial é responsabilidade da ASP Associação de Surfistas Profissionais.
O actual campeão mundial é o australiano Mick Fanning, tendo este como o seu primeiro título.
Sem comentários:
Enviar um comentário